quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

24ª SIME: Encontro com a jornalista da Lusa, Joana Carvalho Fernandes


Este ano tivemos a oportunidade de conhecer a Correspondente da Lusa, a jornalista Joana Carvalho Fernandes que está neste momento a terminar a sua missão em Paris, motivo que nos levou a realizar este encontro neste mês de fevereiro.

A jornalista veio encontrar-se com as turmas de 6º 


e de 7º ano


na sala de aula, onde os alunos a puderam entrevistar oralmente sobre a sua profissão, sobre o seu trabalho como Correspondente da Lusa. Mostrou algumas reportagens que fez e até pediu aos alunos do 6º ano que dessem um título a uma das reportagens ouvidas na sala de aula. Também nos mostrou o sítio internet da Lusa e como tudo funciona ao nível da consulta das informações nele disponibilizado.

Depois da entrevista oral veio o momento de redigir a entrevista escrita:





Para os alunos que desejassem documentar-se melhor sobre o trabalho de jornalista, Joana Carvalho Fernandes aconselhou a leitura deste livro:

Os cínicos não servem para este ofício de Ryszard Kapuscinski, Editora Relógio d'Água.


Um livro «conversado» sobre o trabalho dos jornalistas e a responsabilidade dos intelectuais que se dedicam à informação.
«É um erro escrever sobre alguém com quem não se partilhou pelo menos um fragmento da vida.» Esta é uma das afirmações de Os Cínicos Não Servem Para Este Ofício, um livro «conversado» sobre o trabalho dos jornalistas, as suas dificuldades e regras, e, mais geralmente, sobre a responsabilidade dos intelectuais que hoje em dia se dedicam à informação.
O repórter polaco, Ryszard Kapuscinski, falecido no início de Janeiro de 2007, aborda os problemas surgidos na sua actividade, nesta época de grandes mudanças políticas e sociais e de rápidas alterações tecnológicas na área da informação. Como falar de pobreza, de fome e das guerras? Qual a relação entre a realidade e a narrativa que dela se faz? Pode ser-se um bom jornalista sem motivações éticas? Que alterações foram provocadas no jornalismo pela televisão e a Internet?
Além de uma conversa com Maria Nadotti, o livro inclui uma entrevista feita por Andrea Semplici sobre os acontecimentos que levaram à emancipação africana do domínio colonial e um diálogo com o crítico de arte John Berger.
in http://www.fnac.pt/Os-Cinicos-Nao-Servem-Para-Este-Oficio-Ryszard-Kapuscinski,/a296952?PID=5&Mn=-1&Mu=-13&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0, consultado a 20-2-2013.

A jornalista que encontrámos esta manhã tem o seu blogue com várias notícias que podem ser lidas em http://joanacarvalhofernandes.wordpress.com/category/joana-carvalho-fernandes/

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Alguém que não se cansa de aprender! E que quanto mais sabe, menos sabe!