Fotos da exposição de alguns dos trabalhos na biblioteca da escola:

Vamos aprender a ler e a interpretar toda a informação que chega até nós, em Portugal e em França!


Constatamos que Aníbal Cavaco Silva, ao ler a imprensa, se interessa pela actualidade do seu país. Isso prova-nos que gosta de saber o que se passa em Portugal bem como no resto do mundo. Esta foto informa-nos sobre os hábitos do Presidente português. A imagem tem um excelente impacto já que Cavaco Silva arranja tempo e tem vontade de se informar. Isso também faz parte do seu trabalho como Presidente da República.
Vemos que Cavaco Silva é um Presidente responsável e cuidadoso que arranja tempo para reler os seus documentos. Esta imagem revela-nos um pouco o método de trabalho do Presidente. A impressão que se transmite pode não ser totalmente convincente já que um Presidente tem obrigações mais importantes do que reler os seus documentos. Contudo isto também pode ser visto como um ponto positivo ao transmitir-nos a imagem de um Presidente minucioso e rigoroso.
Observamos que o método de trabalho de Nicolas Sarkozy pode ser interpretado de duas maneiras distintas. Vemo-lo sentado, no comboio, ao lado de Bernard Kouchner, o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros. Juntos lêem documentos. Este trabalho não é feito no escritório, é feito no comboio. Porventura ele não trabalha suficientemente no escritório? De qualquer forma, desloca-se para ver com os seus próprios olhos o que se passa no seu país e isso é um aspecto positivo!
Vemos Cavaco Silva a almoçar com a mulher no Palácio de Belém. A imagem quer mostrar-nos que o Presidente também tem uma vida privada, é um homem normal. O Presidente português surge como um homem sério e educado. Tem os cotovelos em cima de uma mesa sóbria. Parece-nos que não está muito contente porque não sorri, apesar da presença da esposa. A foto não nos convence porque a decoração não parece real, surge tudo muito simétrico, muito organizado para uma simples refeição!
Vemos o Presidente e a mulher caminhando num dos corredores do Palácio de Belém. O objectivo desta imagem é o de nos mostrar que Cavaco Silva tem uma boa relação com a mulher. Surge como alguém bastante sociável, simpático e sério. A imagem pretende informar-nos de que o Presidente, apesar do seu trabalho, consegue arranjar algum tempo estar com a mulher e falar com ela. A foto é convincente porque vemos que se trata de alguém que reserva algum tempo para escutar os outros e que é escutado também com atenção.




O Presidente Cavaco Silva surge como um homem trabalhador, elegante e que cuida da sua imagem. Parece alegre. O objectivo é aqui de mostrar que ele vive no seu apartamento pessoal, que é um homem simples que não precisa de viver no luxo. Recusou viver na residência oficial do Presidente da República, o Palácio de Belém. Podemos concluir que o Presidente é indiferente ao luxo inerente ao seu cargo. Quer continuar a ser um simples cidadão do seu país. Dá-nos a impressão de estar próximo dos portugueses e isso cria uma cumplicidade, inexistente entre o Presidente Sarkozy e os franceses?
O Presidente Sarkozy está no seu escritório, no Palácio do Eliseu. Está descontraído. Esta foto mostra um escritório luxuoso: ele acende o seu charuto portanto não está neste preciso momento a trabalhar. Esta imagem mostra-nos a riqueza e o luxo da residência oficial do Presidente da República francesa. Será que ele leva a sério o seu trabalho? Também se pode dizer que Sarkozy se preocupa com a sua imagem deixando-se fotografar desta maneira. Esta imagem opõe-se às imagens do Presidente português que acentuam sobretudo a ideia de um homem a trabalhar pelo seu país (cf. a simplicidade do escritório de Cavaco Silva).
Esta foto representa o casal presidencial cumprimentando um antigo Presidente português, o General Ramalho Eanes e a sua esposa Manuela Eanes. Parece haver entre os dois casais uma boa relação.

Nesta imagem vemos o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, saudando energicamente o Primeiro Ministro checo, Mirek Topolanek. Sarkozy está acompanhado pelo Presidente português da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. A presença destas personalidades ao lado de Sarkozy permite destacar uma boa relação deste com os dirigentes europeus.


Nicolas Sarkozy está à mesa com os dois filhos e um convidado especial : um cachorrinho ! O objectivo da foto é o de mostrar que se preocupa com a sua família e isso não deixa ninguém indiferente. Objectivo alcançado!
Os dois presidentes, Cavaco e Sarkozy, são ambos convincentes nestas imagens, mas em planos distintos. Cabe a cada um de nós «decidir» se a foto é real ou uma simples montagem a fim de transmitir uma boa imagem do Presidente junto dos seus concidadãos.
Trabalho feito por ado & alguém & b@bi & kr!ne
_________________________________________/
Cavaco Silva sai de casa e cumprimenta um dos homens que asseguram a sua protecção. Apesar de não viver no Palácio de Belém, usufrui de protecção. A imagem transmite não só a simplicidade de Cavaco mas também a sua educação (continua a viver no seu apartamento e cumprimenta com um aperto de mãos e um ligeiro sorriso o militar que se encontra à porta de entrada do seu prédio).
O Presidente português surge sério à entrada do Palácio de Belém. Esta imagem, com a imagem anterior, põe em destaque o facto de Cavaco Silva não viver na residência oficial do Presidente da República. Trabalha apenas aí o que nos leva à ideia simpática de que é uma pessoa que está bastante próxima dos seus concidadãos.
Esta foto faz-nos pensar que o Presidente Sarkozy é rico, vive num palácio (o Eliseu) e gosta de mostrar a sua riqueza. Atrás do Presidente, vemos uma fotografia de Nelson Mandela que pode levar-nos a pensar que o Presidente aprecia os combates e a ideologia desse líder sul-africano.
Trabalho feito por superma & alexferrari & maminovas & dds
______________________________________________/
Cavaco Silva recebe um convidado e parecem falar com seriedade. O convidado tem um ar importante. O objectivo desta fotografia é o de mostrar que ele trabalha com outras pessoas.Trabalho feito por dadjia & best & caro-cenoura & didoo & jojolapin
ABAIXO SEGUEM-SE AS INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS de 6º ano, SUSCITADAS POR CADA UMA DAS IMAGENS PROPOSTAS PARA ANÁLISE. (nb: a interferência docente procurou respeitar as diferentes interpretações dos alunos, questionando pontualmente as diversas interpretações que foram surgindo com o intuito de os obrigar a reflectir e a justificar os diferentes pontos de vista).
Podemos ver o Presidente da República Portuguesa (Cavaco Silva) a receber o Primeiro-Ministro (José Sócrates) no Palácio de Belém. O presidente parece contente por receber o Primeiro-Ministro. O objectivo desta fotografia é o de informar as pessoas de que o presidente recebe muita gente num dia cheio de trabalho. Podemos ver que o Presidente tem uma boa relação com o Primeiro-Ministro pois eles apertam a mão com um sorriso persuasivo. O grau de eficácia desta fotografia é forte porque transmite-nos uma certa amizade entre os dois homens.
O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva encontra-se na companhia do seu Primeiro-Ministro, José Sócrates, no Palácio de Belém. O Presidente parece feliz trabalhando com o seu Primeiro-Ministro. O objectivo desta fotografia é informar os portugueses do que faz o Presidente da República num dia normal de trabalho. A fotografia mostra aos portugueses que os dois homens se entendem bem em termos institucionais, mas se olharmos com atenção para o sorriso de José Sócrates, este parece ligeiramente forçado e pouco sincero, ao contrário do sorriso de Cavaco Silva que parece mais verdadeiro.
O Presidente da República Francesa viaja com Bernard Kouchner, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, no avião presidencial em direcção de Lisboa. Nicolas Sarkozy parece feliz (porque vai assinar um tratado europeu? - este tratado era um dos seus principais temas de campanha eleitoral). A fotografia tem por objectivo convencer os franceses da boa relação entre os dois homens. A eficácia desta fotografia deve-se à atitude amigável entre os dois homens (cf. sorrisos).
Mesmo sendo Presidente, Cavaco Silva dedica uma grande parte do seu tempo à família. Parecem estar felizes e parecem ser uma família unida. O facto de dar a mão à mulher mostra que Cavaco Silva gosta dela. Ele também deve ter uma relação muito próxima com a neta. A fotografia foi tirada no dia em que toma posse como Presidente: a família parece apoiá-lo, os filhos seguem atrás dele com as respectivas famílias. A fotografia convence!

Rodeado pelos seus colaboradores, Sarkozy telefona ao Presidente do Brasil. Parece haver uma boa relação entre o Presidente francês e os seus colaboradores. Cavaco Silva surge, em contrapartida, sozinho, não está rodeado de colaboradores enquanto trabalha. O escritório do Presidente português tem uma simplicidade que contrasta com o luxo do escritório de Sarkozy. É surpreendente ver a foto da ex-mulher de Sarkozy numa altura em que o casal já estava separado. A foto do Presidente francês é a cores e a foto do seu homólogo português é a preto e branco: o luxo que rodeia o escritório de Sarkozy surge assim destacado o que pode desagradar a uma parte da opinião pública.
Trabalho feito por micah & danisol & lisi & tolas & 25
__________________________________________/

O presidente português, Cavaco Silva, parece ser trabalhador e um homem sério. Nesta imagem parece estar preocupado. O ar pensativo, os óculos na mão acentuam essa preocupação.

Quando está diante do computador transmite a imagem de um Presidente moderno e cria uma boa imagem junto dos Portugueses.
Sarkozy parece estar a tratar de assuntos sérios ao telefone. A imagem é convincente e eficaz porque o Presidente francês parece reflectir sobre algo importante.
Trabalho feito por hackspgsg & elo_fervenca & RT & superbenfica & DAPVDM
____________________________________________________________/